segunda-feira, junho 13, 2005

Visita da semana: RepositóriUM

Visite:
  • ReporitóriUM (Repositório institucional da Universidade do Minho)

Projecto iniciado em 2003.

Objectivos:
- O projecto ainda em desenvolvimento enquadra-se na iniciativa e-U e visa apoiar o depósito de documentos em arquivos de acesso livre, encorajando os investigadores e bolseiros a depositar os seus trabalhos em pelo menos um repositório;
- A UM pretende promover o Open Access (acesso livre), a distribuição irrestrita, a interoperabilidade e a preservação dos documentos a longo prazo. Pretende também, através do RepositoriUM, reunir num único sítio o conjunto das publicações científicas da UM contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto e garantindo a preservação da memória desta Universidade.

Nota:
- A criação deste espaço on-line faz da UM a primeira Universidade portuguesa a implementar uma plataforma desta natureza, baseada nos princípios do Open Access. O RepositóriUM é também a primeira instalação mundial em língua portuguesa da plataforma DSpace e uma das primeiras a entrar em funcionamento fora dos Estados Unidos. O DSpace é uma plataforma de software Open Source, desenvolvida pelo MIT e pela HP, que permite recolher, descrever, distribuir e preservar a longo prazo documentos digitais.
- O RepositóriUM é um dos cerca de 250 arquivos de livre acesso que implementam a Open Archives Initiative (
OAI), e que neste momento reúnem e disponibilizam cerca de 2.500.000 documentos produzidos por docentes e investigadores de todo o mundo. O número destes arquivos, e a quantidade de documentos que eles armazenam, tem crescido de forma muito significativa nos últimos dois anos.