sexta-feira, maio 05, 2006

IV Jornadas de Ciência da Informação




Com as Jornadas, que contam já na sua quarta edição, pretende-se dar mais um passo em frente no que toca à consciencialização global da sociedade em relação a esta (e a outras com a mesma finalidade) Licenciatura.

O evento realiza-se anualmente, é organizado pelos alunos dos diferentes anos da licenciatura e conta com o apoio dos professores. É distribuído por 2 dias, um na Faculdade de Engenharia (FEUP) e outro na Faculdade de Letras (FLUP), ambas integrantes na Universidade do Porto.

A preparação científica e profissionalizante a ministrar pelo curso de licenciatura pretende cobrir o campo da Informação, nomeadamente no que respeita à Gestão de Informação nos mais diversos contextos organizacionais, ganhando particular ênfase na área das TIC, associadas a disciplinas de Gestão, Direito, entre outras.

Assim, a par das Bibliotecas, Arquivos, Centros de Documentação, organismos e empresas, quer do sector público ou privado, procura-se responder às exigências da Sociedade da Informação, relevando o fenómeno informação como uma chave estratégica na Organização Inteligente. Pretende-se então que os profissionais da informação apoiem o desenvolvimento do ciclo informacional na organização, nomeadamente no que concerne à produção, armazenamento, recuperação e preservação dos seus sistemas de informação.

Com vista então à implementação, desenvolvimento e gestão dos “sistemas de informação inteligentes”, pretende-se com as IV Jornadas de Ciência da Informação subordinadas ao tema “Sistemas de Informação Digitais” demonstrar a importância que os profissionais da informação exercem na construção de uma Organização Inteligente e Competitiva.

O evento terá lugar dias 17 e 18 de Maio nos Auditários Nobres das Faculdades de Engenharia e Letras da Universidade do Porto.