sexta-feira, janeiro 09, 2004

O Que é a Modelização de Informação?



Numa forma sintética e objectiva a Modelização de Informação pode ser caracterizada pela identificação de um modelo estruturado onde se identificam necessidades de dados e/ou de informação para o cumprimento das funções meio e fim que sustentam o negócio em empresas ou outras organizações.


Foi por diversas vezes já discutida a importância da informação para a competitividade das organizações, independente do meio onde se inserem. A eficiência sobre a forma como é reunida, processada e disponibilizada, reflectir-se-á na eficácia da sua aplicação e nas vantagem que pode representar uma decisão acertada para o momento adequado. No caso dos grandes projectos informáticos, nomeadamente, os grandes ERP’s com diversos módulos de gestão de dados (CRM’s, SRM’s, Gestão de RH’s, Logística, Gestão de Arquivo, etc...), a Modelização de Informação deve representar a base estruturante elementar e obrigatória para a constituição de um produto sem tangibilidade que, por isso mesmo, exponencia o risco de erros ou falhas na exacta medida da sua dimensão.

O conceito da Modelização de Informação é muito vasto e complexo em termos de estudo dos Sistemas e posterior aplicação, mas muito linear na sua própria essência.


Como se pode observar pela figura, a realização da pesquisa para concepção de um Sistema de Informação é realizada sobre aqueles que geram e utilizam a informação. Este trabalho assenta no "know how" e no "expertise" de elementos, normalmente estranhos à organização, que se responsabilização pela modelização do Sistema de Informação, os Analistas de Sistemas.


O arranque de um projecto de Modelização de Informação deve passar pela constituição destes dois modelos – Modelo de Dados e Modelo de Processos – que será utilizado para uma primeira análise conjunta entre quem compete modelizar e quem fará uso da informação, por forma a se atingir uma plataforma de entendimento entre as partes. A análise conjunta destes dois modelos deve desfazer dúvidas sobre os fluxos informacionais da organização, suprimir faltas de informação, ou mesmo eliminar fontes de informação ou tarefas redundantes/duplicadas na organização.


Esta Modelização será então utilizada pelos Analistas de Sistemas para a estruturação do Diagramas de Fluxos de Dados da organização, que representa a interligação do conjunto de todos os Processos que sustentam o negócio da organização e que utilizam entradas de informação (input’s) para dar origem a saídas (output’s). De um modo geral o grosso dos fluxos informacionais da organização são gerados internamente, i.e., as saídas de um Processo interno são utilizadas como entradas noutros Processos internos.


Finalmente, o Diagrama de Fluxo de Dados será também ele decomposto numa até à sua forma mais elementar, i.e., reduzir a informação até à menor unidade que em si possui um significado próprio – Dado; bem como identificar todos os entes sobre os quais queremos reter dados – Entidade. À aplicação desta metodologia de estruturação de Sistemas de Informação dá-se o nome de Normalização. A Normalização promove a simplificação dos diferentes atributos por cada ocorrência existida entre entidades, eliminando grupos repetitivos, dependências parciais e transitivas entre chaves da estrutura de dados.


Esta metodologia é a base de partida para a constituição dos Sistemas de Gestão de Bases de Dados. Quanto maior a dimensão de Projectos de índole informática que correspondam à geração, processamento, manutenção e alojamento de dados, mais incisivo e pormenorizado deverá ser a preparação da Modelização de Informação do Sistema de Informação da organização.


A Modelização de Informação é aplicada com recurso a metodologias próprias para o seu desenvolvimento, das quais se destacam o SSADM (Structured System Analisys and Design Method), ou mesmo o Euromethod (desenvolvido e utilizado na Euuropa), bem como goza já hoje de ferramentas próprias que permitem validar erros de sintax e de consistência nos modelos desenvolvidos – tarefas morosas e complexas.


Contudo, e como se torna óbvio, a Modelização de Informação é uma matéria com um espectro de progressão muito extenso, que deve carecer de um aprofundamento de conhecimento prévio por parte dos Responsáveis de Projecto nas organizações Cliente, por forma a manter um diálogo eloquente e sustentado com os Prestadores de Serviço e, simultaneamente, conseguir manter o acompanhamento do respectivo desenvolvimento e da implementação.


Pedro Maurício,

Dez.2003

1 – Naves, Fernando, "Modelização de Informação", Instituto Superior de Economia e Gestão, 2001, Lisboa