terça-feira, março 30, 2004

ExpoLetras na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na semana de 19 a 24 de Abril de 2004 vai abrir as suas portas num mega-evento ao qual deu o nome de ExpoLetras. Iniciativa de elevado interesse quer para os cerca de 4000 estudantes desta Faculdade, quer para aqueles que, num futuro próximo, pensem optar pela àrea das humanidades no Ensino Superior.

A ExpoLetras contará com a participação de alunos, professores, encarregados de educação e público em geral, a quem será facultada ampla informação sobre a oferta graduada e pós-graduada da FLUP, bem como infromação sobre possíveis "saídas profissionais".

Sendo objectivo central deste evento promover a aproximação da FLUP ao mercado de trabalho, convidamos instituições promotoras de medidas e programas de apoio ao emprego a estarem presentes, bem como potenciais entidades empregadoras.



Programa Geral
(19 a 24 de Abril de 2004)

1 - VISITAS

Os grupos serão recebidos por um docente e um aluno que fornecerão informações genéricas sobre a FLUP e os acompanharão, entre as 10h30/12h30 ou 15h/17h, no percurso de visita:
1º) projecção de um documentário sobre a Faculdade de Letras, no Anfiteatro Nobre (história, cursos, actividades, etc.);
2º) visita guiada às instalações da FLUP;
3º) encaminhamento dos grupos para a Tenda de Exposição.


2 - EXPOSIÇÃO

Os stands de divulgação dos cursos da FLUP, identificados pelos nomes de cada licenciatura, terão a presença de alunos universitários e destinam-se a:
- Distribuição de materiais de divulgação (cd-roms e desdobráveis);
- Responder aos pedidos de informação dos visitantes.
Haverá espaços onde estarão presentes empresas de recrutamento/selecção e instituições relevantes no mercado de trabalho.


3 - DEBATES

Serão organizados, pelas diferentes licenciaturas, debates/painéis sobre o tema genérico saídas profissionais / mercado de trabalho, a decorrer no Anfiteatro Nobre, entre as 16h e 19h:
2ª feira (19 de Abril) - L.L.M. e Estudos Europeus;
4ª feira (21 de Abril) - Sociologia, Geografia e Filosofia;
6ª feira (23 de Abril) - Arqueologia, Ciência da Informação, História da Arte, História e Jornalismo.
Serão convidados a participar profissionais, licenciados pela FLUP, para darem o seu testemunho sobre as actividades que exercem.


4 - ANIMAÇÃO

A animação diurna do Evento será assegurada pelo Grupo de Teatro e pelas Tunas masculina e feminina da FLUP. A animação nocturna será a seguinte:
3ª feira (dia 20 de Abril) - Sessão de Cinema no Anfiteatro Nobre.
5ª feira (dia 22 de Abril) - Exibição de uma peça de teatro e dinamização de uma sessão de poesia da responsabilidade do Grupo de Teatro da FLUP.
Sábado (dia 24 de Abril) - Festival de Bandas de Garagem (AEFLUP).


ORGANIZAÇÃO

Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Departamentos da FLUP
Direcção de Serviços de Gestão de Recursos e Projectos:
- Gabinete de Eventos e Relações com o Exterior
- Gabinete de Formação e Educação Contínua
" Sector de Inserção Profissional
Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto