sexta-feira, novembro 18, 2005

Concorrência ao Google

Yahoo! lança-se na pesquisa de livros

O Google que se cuide. A Open Content Alliance tem o apoio da Adobe, HP e das Universidades de Toronto e Califórnia. O projecto é liderado pelo portal Yahoo! e tem em vista criar um arquivo que permite a aceder a livros e textos através da Internet.
Segundo os responsáveis do Yahoo! esta biblioteca virtual será disponibilizada livremente tanto para indivíduos como para empresas.

O projecto deverá entrar em concorrência directa com o Google que, no último ano, tem trabalhado num sistema que permite pesquisar livros das cinco maiores bibliotecas mundiais.

O futuro escreverá a história de mais um duelo na Internet.



Microsoft lança livraria virtual em parceria com Biblioteca Britânica

A empresa de Bill Gates prepara-se para digitalizar 100 mil livros do acervo da maior biblioteca do Reino Unido com a intenção de abrir, já no próximo ano, a sua própria livraria virtual assumindo assim uma competição directa com o projecto do Google.

Na sequência deste acordo, serão digitalizadas 25 milhões de páginas num investimento avaliado em mais de um milhão de Libras.

Para além das obras literárias, a Microsoft pretende também passar para formato digital vários diários, mapas e manuscritos que serão depois acessíveis ao público através de um site que a Microsoft irá criar especificamente para o efeito.


In Exame Informática