sexta-feira, novembro 11, 2005

Nova versão do EndNote disponível na FEUP

O EndNote é um software para geração automática de bibliografias. A integração com o processador de texto permite que à medida que o documento (artigos, teses, livros, relatórios) é produzido se vão inserindo referências, dando origem no final a uma bibliografia gerada automaticamente, de acordo com o estilo seleccionado.
Uma nova versão do EndNote está disponível na FEUP, podendo ser instalada a partir do repositório de software (num computador ligado à rede informática da FEUP, usar o Explorador do Windows, introduzir o caminho ‘\\software\Repositorio\Publico\EndNote\EndNote9’ e fazer duplo clique no ficheiro ‘SETUP.EXE’). Estão também a ser produzidas novas imagens para as salas de informática com a versão 9 desta aplicação.
De entre as novas funcionalidades do EndNote destacamos:
- a melhora significativa da estabilidade e velocidade da aplicação;
- o aumento das funcionalidade de ligação e pesquisa de novos tipos de catálogos;
- as novas configurações de integração automatizada com as bases de dados;
- a possibilidade, na versão Mac®, de efectuar pesquisas usando a tecnologia Spotlight para Mac® OS X Tiger.
Foram também desenvolvidas localmente duas novas funcionalidades: a pesquisa integrada no Catálogo da Biblioteca da FEUP e a geração de bibliografias no formato definido pela norma portuguesa NP 405.
A exportação automatizada de referências bibliográficas para o EndNote é possível não só através de quase todos os recursos electrónicos disponibilizados, como também do website da Biblioteca da FEUP a partir dos resultados obtidos nas pesquisas integradas.
Para integrar as duas funcionalidades desenvolvidas, obter instruções adicionais sobre a instalação da aplicação ou pesquisar um tutorial, consulte a área ‘EndNote’ no website da Biblioteca da FEUP (http://biblioteca.fe.up.pt).
Para mais informações sobre o EndNote entre em contacto com o Serviço de Referência da Biblioteca da FEUP através do e-mail apoiopesquisas@fe.up.pt ou da extensão 1890.

1 Comments:

At 10:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

muito obrigada, me ajudou muito. mesmo vc estanto aí em portugal e eu no brasil. beijos

 

Enviar um comentário

<< Home