segunda-feira, maio 29, 2006

Professores da UnB lançam livros na Uniderp

Aconteceu na noite de quarta-feira, na Uniderp, o lançamento da coleção Comunicação da Informação Digital, organizada pelos professores da Universidade de Brasília (UNB), Antônio Miranda e Elmira Simeão.

O trabalho reúne livros técnico-científicos na área de Ciência da Informação. Na ocasião, Antônio Miranda também lançou um livro de poesia de sua autoria, intitulado Despertar das Águas, cm material escrito no período de dezembro de 2004 a dezembro de 2005.

O evento de lançamento contou com recital de poemas e canções de Antônio Miranda e Xulio Formoso e teve também a participação especial de artistas de Campo Grande (Celito Espíndola, Clayton Sales e Cia de Artes UNIDEP) e de Brasília (Elga Pérez-Laborde e George Durand).

A coleção Comunicação da Informação Digital é mais uma edição do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da UNB e tem o patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A série é composta pelos seguintes títulos:

Informação e Tecnologia, Conceitos e Recortes: analisa a relação entre tecnologia, informação e comunicação, através de seus conceitos básicos, recorrendo a autores que estudam o fenômeno com diferentes abordagens. O trabalho é resultado do esforço de alunos do programa de pós-graduação do CID, profissionais de várias áreas, utilizando a técnica da multivocalidade na produção de um livro coletivo.

Comunicação Extensiva e Informação em Rede: é resultado de uma tese de doutorado defendida no CID e premiada pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB) em 2003. O livro mostra as principais teorias da comunicação e sua convergência com a Ciência da Informação para explicar o fenômeno da Comunicação Extensiva.

O Portal do Cid e a Tecnologia EVM. Net: mostra experiências sobre a montagem de produtos e serviços de informação a partir da ferramenta EVM.NET, base tecnológica utilizada na plataforma www.cid.unb.br. Os artigos relatam rotinas das bases de dados para a publicação de referências bibliográficas e um glossário eletrônico de termos vinculados à Ciência da Informação.

Alfabetização Digital e Acesso ao Conhecimento: é o quarto exemplar da série. Atuando no campo da organização do conhecimento registrado em formatos convencionais a partir da biblioteconomia e da ciência da informação, buscou-se contribuições sobre os conceitos que envolvem rotinas técnicas e experiências em plataformas digitais, bem como a adaptação de teorias e metodologias relacionadas com o tratamento técnico dos registros do conhecimento, o que implica na revisão das políticas públicas que podem facilitar o seu acesso e uso.