segunda-feira, abril 05, 2004

II jornadas de Ciência da Informação

Nos próximos dias 18 e 19 de Maio vão-se realizar as II jornadas de Ciência da Informação a realizar alternadamente na faculdade de letras (dia 18) e faculdade de engenharia (dia 19) com início e término previsto às 14h e 18h, respectivamente. Estarão presentes personagens relevantes desta área que na sua intervenção irão proceder a uma breve mas concisa explanação sobre questões pertinentes com que se debate a licenciatura. Os temas propostos “Uma nova licenciatura no ensino superior” e “o profissional da informação no século XXI” prendem-se com a necessidade de divulgação e evolução do curso.

A licenciatura em Ciência da Informação, ministrada em parceria pelas faculdades de letras e engenharia, conta com apenas três anos de existência. No entanto e apesar da sua precocidade, tem vindo a apostar na projecção e consolidação teórica. Procurando estar atenta aos sinais que vão marcando a comunidade envolvente, a jovem ciência da informação tem vindo a apelar à sensibilidade do mundo empregador e meio académico para esta área de candente actualidade.

As jornadas assumem, como tal, um meio privilegiado de transmitir as bases em que assentam o curso e propõem dar um acento tónico na necessidade do meio empresarial reconhecer a importância da informação para a gestão das organizações, independentemente da área de trabalho. Neste âmbito, enquadra-se a questão das saídas profissionais, tema que será igualmente alvo de particular enfoque durante as jornadas. Sublinha-se a importância desta questão uma vez a preocupação em garantir um espaço próprio de actuação, enquanto futuros “profissionais da informação” é denominador comum a todos os intervenientes do curso.

A criação e constante reestruturação do site, assim como a realização das jornadas são provas explícitas da colaboração conjunta com o intuito de dar uma resposta cabal às reais necessidades de disponibilização de informação quer a nível do curso quer das jornadas, a um público ávido de acompanhar as evoluções das novas áreas de estudo que continuamente surgem. Pretende-se, com isto, consolidar a identidade do curso.

O facto da licenciatura decorrer em faculdades díspares justifica-se pela “ambição” de um plano de estudo lato e abrangente, cujas valências permitam um programa curricular sólido e actualizado. A formação tecnológica, indispensável para o manuseamento de informação em formato digital, alia-se às áreas de gestão e dos sistemas de informação, sem no entanto descurar de toda uma bagagem teórica indispensável para a eficiência e profissionalismo dos futuros licenciados. Pretende-se, fundamentalmente, garantir uma formação adequada à realidade da Sociedade da Informação em que os profissionais de arquivo e biblioteca, e em sentido lato, os gestores de informação, assumem uma importância crescente.

Para melhor se inteirarem acerca do plano curricular e das actividades desenvolvidas pelo curso, está disponível o site oficial da licenciatura em www.ci.pt.vu. Relativamente às jornadas, o e-mail jornadas_ci@hotmail.com foi especialmente concebido para responder às eventuais dúvidas ou sugestões que possam surgir.

Em conclusão, lançamos o repto para a participação de todos aqueles que demonstrem particular interesse em conhecer o que de novo surge no meio universitário para responder às necessidades implícitas nos meios profissionais e o que o que se propõe para acompanhar a evolução de uma sociedade em permanente mutação.