quarta-feira, janeiro 26, 2005

MEMÓRIA DAS TECNOLOGIAS E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SEMINÁRIO, Braga, 27 Janeiro 2004
EXPOSIÇÃO "As origens da sociedade da informação: uma mostra histórica de máquinas e computadores"

Local:: Associação Industrial do Minho, R. Dr. Francisco Pires Gonçalves, Braga (telefone 253200500)

Entrada livre. Mais informações e registo em www.memtsi.dsi.uminho.pt (para efeitos de documentação e logistica do seminário. Aos participantes incritos será distribuida documentação, incluindo o livro baseado no ciclo de mesas redondas promovidas pelo projecto memTSI na exposição "Engenho & Obra", que decorrreu em Lisboa em 2003).


Objectivos::
// 1. Reunir pessoas de interesses diferentes e multidisciplinares para discutir a experiência existente e a história dos sistemas de informação em Portugal, sob os pontos de vista tecnológico, empresarial, social e económico e ainda sobre o papel e importancia de espaços museológicos e os problemas da “arqueologia industrial” das tecnologias digitais: que papel podem ter na formação e educação? Qual o valor sob o ponto de vista académico (inovação e tecnologia, história da tecnologia, história empresarial, , desenvolvimento social e regional, ...)?

\\ 2. Evocar e discutir dois casos significativos da história dos sistemas de informação em Portugal e o seu impacto e herança:
– o caso do LACA (Laboratório de Calculo Automático, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), que teve um papel fundamental na formação de gerações de universitários nas décadas de 60 e 70, no Norte de Portugal, aproveitando-se a oportunidade para recordar a memória do Professor Rogério Nunes. Ver nota (*)
– o caso da Datamatic, uma empresa de Braga que teve um papel estruturante do sector TIC no Minho no final da década de 70/ inicio da década de 80 e com importantes repercussões a nível nacional. Ver nota (**).

// 3. O final do seminário coincidirá com a abertura oficial de uma mostra histórica sobre memória dos sistemas e tecnologias de informação em Portugal, vocacionado para o público em geral e para visitas organizadas de grupos de alunos dos vários níveis de ensino, e onde pela primeira vez é exposta uma colecção de máquinas e computadores que ajudaram a construir a história do Portugal moderno e que fazem parte de espólios de diversas instituições, em especial do Museu Nacional da Ciencia e da Técnica (Coimbra), Universidade do Minho, Museu da Ciencia e Industria (Porto), Universidade do Porto e várias outras empresas e instituições. O material coleecionado percorre as tecnologias desde o século XIX até aos dias de hoje, salientando-se uma significativa colecção de equipamentos de mecanografia e a reconstituição de algumas configurações de computadores digitais que foram máquinas emblemáticas, como o IBM 1400 ou o NCR Elliott 4100, entre outras.
Trata-se da primeira mostra organizada em Portugal com esse objectivo específico, e resulta do trabalho de recolha de testemunhos e materiais levado a cabo pelo projecto memTSI. Para mais informações sobre a colecção em exposição, ver site do projecto (www.memtsi.dsi.uminho.pt).
Também nessa altura será feita a apresentação dos materiais (livros e filmes) produzidos pelo projecto e relativos à recolha de memória das tecnologias e sistemas de informação em Portugal.


Programa::

Manhã

9:30 Abertura
– Dr. Antonio Marques, Presidente da AIMinho
– Profesor Eduardo Beira, coordenador do projecto memTSI (Universidade do Minho)

10:00 Primeira sessão
Para quê estudar a(s) história(s) dos sistemas de informação?
Como e para quê preservar a memória das tecnologias e sistemas de informação?
E qual a função de espaços públicos associados?
Painel com intervenções de
– Professor Joaquim Costa Leite (Universidade de Aveiro)
– Dr. Lopes Cordeiro (Universidade do Minho)
– Professor Fernandes de Almeida, (Museu Virtual de Informática , Universidade do Minho)
– Eng. Jorge Rocha (Museu da Pessoa , Universidade do Minho)
– Professor Manuel Heitor (Instituto Superior Técnico, exposição Engenho & Obra – Engenharia em Portugal no século XX, Lisboa, 2003)
– Professor Paulo Gama Mota (Museu Nacional Ciência e Técnica, Universidade de Coimbra)
Moderador: Professor Alvaro Ferreira da Silva (Universidade Nova de Lisboa) (a confirmar)

13:00 Intervalo para almoço


Tarde

15:00 Segunda sessão

O LACA - Laboratório Calculo Automático da Faculdade de Ciencias da Universidade do Porto (anos 60 e 70) (*).
Evocação da memória do Professor Rogério Nunes.
Painel com intervenções de
– Professor J. P. Osório (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto)
– Professor Luis Damas (Nucleo de Ciências da Computação da Universidade do Porto)
– Professor Francisco Calheiros (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
– Professor Marques dos Santos (Vice Reitor da Universidade do Porto)
Moderador: Professor Carlos Madureira (Faculdade de Engenharia do Porto)


17:00 Terceira sessão

O caso Datamatic e as origens das empresas de Tecnologias da Informação em Braga (**)
Painel com intervenções de
– Professor Paulo Garrido (Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho)
– Professor Fernando Ramos (Universidade de Aveiro)
– Professor João Álvaro Carvalho (Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho)
Moderador : Professor Pedro Henriques (Departamento de Informática da Universidade do Minho)

19:00 Abertura e visita à mostra retrospectiva de computadores e tecnologias da informação.
Apresentação publica dos materiais produzidos pelo projecto memTSI.



Notas::
(*) O LACA foi a escola onde, na década de 60 e mesmo 70, as gerações de universitários da Universidade do Porto (e da Região Norte em geral) puderam aprender e usar um computador digital – um NCR Elliott 4100, uma máquina na altura importante, de que foram instaladas tres unidades em Portugal (LACA, no Porto, e Instituto Gulbenkian de Ciências e LNETI, em Lisboa). O LACA foi liderado pelo Professor Rogério Nunes, um minhoto que foi professor catedrático da Universidade do Porto e cuja persistência viabilizou uma grande inovação académica, como foi, nessa altura, o LACA, onde foi instalado, ainda nos anos 60, o primeiro computador digital numa universidade portuguesa. O Professor Rogério Nunes faleceu em 1995. No projecto memTSI foram recolhidos testemunhos e materiais relevantes para a história deste caso.

(**) A Datamatic foi uma empresa fundada em 1979, em Braga, por Eduardo Bueso com José Luís Monteiro e o Professor Altamiro Machado (U. Minho), tendo sido percursora na introdução de software interactivo para gestão de PMEs em configurações de minicomputadores multiposto integrando componentes de diferentes fabricantes. A modernidade das aplicações é atestada pela resiliência do seu desenho até aos dias de hoje,. Foi também a primeira empresa a vender sistemas chave na mão baseados na integração de componentes (periféricos e processadores) de diferentes marcas. Algumas das empresas que “herdaram” a cultura e o conhecimento da Datamatic têm tido um papel importante no sector, em Portugal e especialmente no Minho. As raízes do actual cluster de empresas de tecnologias de informação do Minho podem ser aí encontradas. Também deste caso foram recolhidos testemunhos e materiais pelo projecto memTSI.

(***) O projecto memTSI foi promovido pela Associação Industrial do Minho, com o apoio do programa ON (medida 1.4) e da CCDRN e UE. A Universidade do Minho (através do Departamento de Sistemas de Informação) apoiou o projecto. Mais informações no site do projecto: www.memtsi.dsi.uminho.pt .