quinta-feira, agosto 25, 2005

Seminário Qualidade e Excelência na Sociedade da Informação

O Departamento de Ciências e Técnicas do Património, através da Secção de Ciência da Informação, vai organizar o Seminário Qualidade e Excelência na Sociedade da Informação, que irá ter lugar nos dias 03 e 04 de Novembro de 2005, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

quinta-feira, agosto 04, 2005

Desafios para a Ciência da Informação

Já se encontra em fase de pré-publicação o trabalho de Renato Fabiano Matheus, subordinado ao tema: "Desafios para a Ciência da Informação: enfrentando dificuldades paradigmáticas, dilemas e paradoxos através de programas de pesquisa interdisciplinares".

Sumário

Este texto discute dificuldades que a Ciência da Informação – CI – enfrenta como uma área de pesquisa interdisciplinar e sugere os programas de pesquisa como uma forma de superação de tais dificuldades. O principal objetivo deste trabalho é buscar alternativas às disputas paradigmáticas através de um caminho que atinja sedimentação teórica e que não desperdice esforços de pesquisa em função das dificuldades. É sugerido que os programas de pesquisa da CI devem basear-se em três abordagens complementares – teoria, prática e filosofia da informação –, unidas através de temas e problemas que vão além dos limites de disciplinas tradicionais. A fim de possibilitar, simultaneamente, a convivência de conhecimentos oriundos de diversas áreas, a concentração de esforços de pesquisa, e a busca de teorias originais, são feitas sugestões para os programas de pesquisa, mais especificamente: definição explícita dos temas dos programas de pesquisa e seus objetivos; tradução explícita de conceitos oriundos de outras áreas; utilização, sempre que possível, do vocabulário oriundo do núcleo histórico da CI como base para tradução; delegação da conceituação de informação para a filosofia da informação; complementaridade de trabalhos práticos e teóricos. São feitas também considerações em relação às especificidades da CI no Brasil.

Documento disponível em: