quinta-feira, outubro 27, 2005

Vol. 34, N° 1 (2005) da revista Ciência da Informação

Já foi publicado o Vol. 34, N° 1 (2005) da revista Ciência da Informação.

Artigos:

1. Índice de produção ponderado para bibliotecas: uma abordagem multicriterial
Resumo
Eliane Gonçalves Gomes e Maria de Cléofas Faggion Alencar

2. O fator de impacto do ISI e a avaliação da produção científica: aspectos conceituais e metodológicos
Resumo
Letícia Strehl


3. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania
Resumo
Helena Pereira da Silva, Othon Jambeiro, Jussara Borges de Lima e Marco Antonio Brandão


4. Sociedad de la información: los mecanismos reguladores en el contexto de una sociedad emergente
Resumo
Yohannis Marti-Lahera Marti e Rosa Lidia Vega-Almeida


5. Estudo do uso de fontes de informação para inovação tecnológica na indústria brasileira
Resumo
Cibele Roberta Sugahara e Paulo de Martino Jannuzzi


6. Os colégios virtuais e a nova configuração da comunicação científica
Resumo
Walter Moreira


7. A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes
Resumo
Renato Balancieri, Alessandro Botelho Bovo, Vinícius Medina Kern, Roberto Carlos dos Santos Pacheco e Ricardo Miranda Barcia


8. Os links e os estudos webométricos
Resumo
Nadia Vanti


9. Análise e representação de filmes em unidades de informação
Resumo
Rosa Inês de Novais Cordeiro e Tunico Amâncio


10. Uma proposta metodológica para avaliação de bibliotecas digitais: usabilidade e comportamento de busca por informação na Biblioteca Digital da Puc-Minas
Resumo
Paula Bohmerwald

segunda-feira, outubro 24, 2005

Itinerâncias Culturais na Biblioteca Municipal Florbela Espanca

De 19 a 25 de Outubro de 2005, 17h

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca vai realizar duas acções no âmbito do Programa Itinerâncias Culturais do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas: A acção “Comunidade de Leitores” com o escritor Mário Cláudio e os Espectáculos “Dois contos por mês” com Artistas Unidos, para as quais temos o prazer de convidar V. Exas, bem como os utentes da V. instituição.

A acção “Dois contos por mês” será desenvolvida no mês de Outubro com o actor Pedro Marques que contará Leah de José Rodrigues Miguéis e com o actor Miguel Borges que contará Primeiro Amor de Samuel Beckett, respectivamente a 19 e 25 de Outubro pelas 17:00 horas.

A acção “Comunidade de Leitores” com o escritor Mário Cláudio, será reportada ao tema Viagens e Aventura e destina-se a todos quantos gostam de ler e partilhar leituras, consistindo em debates e reflexão informal, moderada por aquele escritor. Estas acções terão lugar dias 16, 30 de Novembro e 14 de Dezembro, das 18:00 às 20:00 horas. Os livros previstos para serem abordados, dentro do tema proposto serão: Anatomia da errância de Bruce Chatwin, Embaixada Calígula de Agustina Bessa Luís, Peregrinatio ad loca infecta de Jorge de Sena, Traços do Oriente de Venceslau de Morais, Viagens com o Charley de John Steinbeck, As colunas de Hércules de Paul Theroux e Por Terras de Portugal e Espanha de Miguel de Unamuno.

Estas acções destinam-se preferencialmente a Jovens Adultos e Adultos, sendo uma abordagem menos tradicional à Literatura, criando espaços de debate e promoção da mesma no seio dos leitores consistindo em espaços de cultura e espectáculo em que o livro e as leituras serão vistas e vividas por todos.

Estas iniciativas são gratuitas, sendo as inscrições limitadas.


  • Para mais informações e inscrições agradecemos contacto com a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, R. Alfredo Cunha 4450-519 Matosinhos ou para o nº de telefone 22-9390950 referindo a(s) iniciativa(s) em que pretende participar.

terça-feira, outubro 18, 2005

Seminário Qualidade e Excelência na Sociedade da Informação

O Departamento de Ciências e Técnicas do Património, através da Secção de Ciência da Informação, vai organizar o Seminário Qualidade e Excelência na Sociedade da Informação, que irá ter lugar nos dias 03 e 04 de Novembro de 2005, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


segunda-feira, outubro 10, 2005

Biblioteca da FEUP promove sessões de esclarecimento para alunos do 1º ano

O Serviço de Referência da Biblioteca da FEUP vai promover sessões de esclarecimento sobre os recursos electrónicos da Biblioteca para os alunos do 1º ano.
Com início no próximo dia 12 de Outubro, quarta-feira, a iniciativa tem como principal objectivo apoiar a integração dos novos alunos na FEUP, nomeadamente através da descoberta dos recursos de informação disponibilizados pela Biblioteca.
As exposições irão decorrer todas as quartas-feiras, até ao final de Novembro, das 14h00 às 15h00, na Sala Ponto de Encontro, no 6.º piso da Biblioteca.
A par destas sessões, o Dr. Sérgio Bernardo encontra-se disponível diariamente para ajudar os novos alunos a consultar os recursos electrónicos disponíveis, no gabinete C006, no piso 0 da Biblioteca.
Para mais informações consulte o Serviço de Referência da Biblioteca: Extensão 1890 ou envie e-mail.