sexta-feira, janeiro 27, 2006

PRISMA.COM - Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC

É neste contexto de investigação que surge a PRISMA.COM, esta é uma publicação on-line dedicada à investigação na intersecção da comunicação, informação, tecnologia e artes.

A apresentação de artigos na área da Ciência da Informação já deverá acontecer na próxima edição.

Artigos da 1ª Edição

Ciberjornalismo e Narrativa Hipermédia Hélder Bastos [+]

Vozes do povo e vozes do poder: uma análise dos atores das notícias do principal telejornal brasileiro.Eduardo Meditsche e Mariana Segala [+]

Os Processos de Mediação de Ciência em Televisão: Efeitos sobre a sua eficácia comunicativa José Azevedo, Luísa Aires e Ana Isabel Couto [+]

Comunicação Não-verbal e filmes etnográficos: Os movimentos do corpo como património imaterial. Isabel Galhano [+]
El discurso radiofónico. Particularidades de la narración sonora. Xosé Soengas [+]

O Jornal Português (1938-1951): veículo de propaganda cinematográfica de um país nas margens da guerra Ricardo Braga [+] Artigos em aberto

Pirâmide Invertida na Cibernotícia: a Resistência de uma Técnica Centenária Fernando Zamith [+]

Lucrar com a aplicação da Semiótica. Jorge Marinho [+]

Notas previas para una reflexion posterior sobre la dignidad estética en el cine de Orson Welles Juan A. Hernández Les [+]


Visite: PRISMA.COM

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Google pactua com as autoridades de Pequim e censura pesquisas chinesas

Google to launch censored China service

Google is to launch a China-based version of its internet search service that will actively censor results in order to avoid angering the country’s Communist government.
The move by the search market leader to set up the website www.google.cn will fuel already fierce debate about the degree to which foreign companies are willing to bow to Beijing’s censors to operate in the fast-growing Chinese internet market.
In FT.com

Formação para 2006 em Biblioteconomia e Arquivística - FLUP

O Departamento de Ciências e Técnicas do Património - Secção de Ciência da Informação, com o apoio do Gabinete de Formação e Educação Contínua da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, elaborou um Plano de Formação para 2006 em Biblioteconomia e Arquivística.


Cursos disponibilizados:

Fonte: FLUP

segunda-feira, janeiro 09, 2006

DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.6 n.6 dez/05

Já está disponível desde Dezembro uma nova edição da revista DataGramaZero. De seguinda são apresentados alguns dos artigos que compõem esta nova edição:


As tecnoutopias do saber: redes interligando o conhecimento


por Aldo de Albuquerque Barreto


Resumo: O livre fluxo de informação e sua distribuição ampliada e eqüitativa tem sido um sonho de diversos homens em diversas épocas. A rede hipertextual do documento universal foi uma preocupação desde a Academia de Lince, talvez a mais velha sociedade científica de 1603. É nossa intenção mostrar que a preocupação com as redes de saber para uma distribuição adequada do conhecimento produzido pela humanidade vem desde o século XVII passando por antigas instituições e grupos europeus, como a construção da Enciclopédia de Diderot e D’Alembert, Paul Otlet e seu grupo na Bélgica chegando a tecnoutopia da Sociedade em Rede . A estrutura de mosaico do hipertexto é o documento atual, a opção tecnológica de transferência do saber para a sua mundialização, que pode acontecer na Internet a rede de pessoas interconectadas.
________________________________________________


Notas sobre a dinâmica da sociocomunicação no ciberespaço


por Walter Clayton de Oliveira, Silvana Ap. B. G. Vidotti e Fátima Ap. Cabral


Resumo: O Ciberespaço é uma teia colossal, um dispositivo de comunicação que associa características múltiplas e opostas. Neste sentido, analisamos, teórica e descritivamente, a dinâmica da sociocomunicação no Ciberespaço e discutimos em que medida ele pode ser aplicado diante das inter-relações que emergem entre os indivíduos pertencentes às comunidades virtuais. Consideramos que, o Ciberespaço, assim definido, configura-se como um locus de extrema complexidade e difícil compreensão. Assiste-se, assim, a uma aceleração do metabolismo social.

________________________________________________

O paradigma biológico do conhecer e a questão da informação


por Pablo Marcos Derqui


Resumo: O conceito de informação é abordado em sua dimensão paradigmática, analisando-se a questão pelo prisma do paradigma da complexidade da auto-organização em biologia, representado pela teoria da autopoiese. Através dessa análise tenta-se redimensionar a questão da informação, e suas conexões com o conhecimento, a partir da natureza biológica do ser humano, abordando assim uma perspectiva epistemológica nova para a Ciência da Informação.



Fonte: DataGramaZero