quinta-feira, junho 30, 2005

Visita da semana: BUBL LINK INFORMATION SERVICE

BUBL LINK é a designação dada ao catálogo de recursos disponíveis na Internet cobrindo sobre todas as áreas do saber, organizadas de acordo com a DDC (Dewey Decimal Classification). Todos os registos são seleccionados, avaliados, catalogados e descritos por uma equipa de técnicos e académicos da Universidade de Strathclyde. Excelente nas áreas da Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Visitar:

quarta-feira, junho 29, 2005

E-books...

Na revista Exame do mês de Julho vem dois depoimentos sobre se os E-books são o futuro.

"O E-books concentra imensa informação e pode ser rapidamente actualizado. Mas o livro em papel não fica tecnologicamente obsoleto, nem precisa de energia para funcionar."

Os esgrimistas de argumentos são nada mais nada menos que o professor Manuel Matos do departamento de Engenharia Electrotécnica e Computação da FEP e o professor Artur Alves também do departamento de Engenharia Electrotécnica e Computação da FEP.

Vale a pena ver e ler a página 108 da Exame.

terça-feira, junho 28, 2005

Bibliotecários no cinema



Depois da imagem distorcida dos profissionais de informação (mais propriamente dos bibliotecários) nos filmes de Hollywood, surge um documentário que pretende desmistificar estes profissionais mostrando o seu verdadeiro mundo.


The Hollywood Librarian: Librarians in Cinema and Society

II Workshop de Weblogs na BAD

O segundo workshop Weblogs: conhecer e utilizar a ferramenta no contexto das bibliotecas vai ter lugar nos dias 26 e 27 de Setembro, na BAD.

Veja o programa aqui.

quinta-feira, junho 23, 2005

Visita da semana: INTERNET ARCHIVE

Visite:

Projecto iniciado em 1996.

Objectivos:

- Recolher exaustivamente todos os conteúdos da Web;
- Tem a finalidade de oferecer o acesso permanente aos investigadores, historiadores, e estudantes as colecções que existem em formato digital.

terça-feira, junho 14, 2005

The first serious attempt to build a computer model of the brain has just begun

Leiam este artigo da revista The Economist desta semana;

THE most complex object known to humanity is the human brain—and not only is it complex, but it is the seat of one of the few natural phenomena that science has no purchase on at all, namely consciousness. To try to replicate something that is so poorly understood may therefore seem like hubris. But you have to start somewhere, and IBM and the Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), in Switzerland, propose to start by replicating “in silico”, as the jargon has it, one of the brain's building blocks. (...)

Continue a ler aqui.

segunda-feira, junho 13, 2005

Visita da semana: RepositóriUM

Visite:
  • ReporitóriUM (Repositório institucional da Universidade do Minho)

Projecto iniciado em 2003.

Objectivos:
- O projecto ainda em desenvolvimento enquadra-se na iniciativa e-U e visa apoiar o depósito de documentos em arquivos de acesso livre, encorajando os investigadores e bolseiros a depositar os seus trabalhos em pelo menos um repositório;
- A UM pretende promover o Open Access (acesso livre), a distribuição irrestrita, a interoperabilidade e a preservação dos documentos a longo prazo. Pretende também, através do RepositoriUM, reunir num único sítio o conjunto das publicações científicas da UM contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto e garantindo a preservação da memória desta Universidade.

Nota:
- A criação deste espaço on-line faz da UM a primeira Universidade portuguesa a implementar uma plataforma desta natureza, baseada nos princípios do Open Access. O RepositóriUM é também a primeira instalação mundial em língua portuguesa da plataforma DSpace e uma das primeiras a entrar em funcionamento fora dos Estados Unidos. O DSpace é uma plataforma de software Open Source, desenvolvida pelo MIT e pela HP, que permite recolher, descrever, distribuir e preservar a longo prazo documentos digitais.
- O RepositóriUM é um dos cerca de 250 arquivos de livre acesso que implementam a Open Archives Initiative (
OAI), e que neste momento reúnem e disponibilizam cerca de 2.500.000 documentos produzidos por docentes e investigadores de todo o mundo. O número destes arquivos, e a quantidade de documentos que eles armazenam, tem crescido de forma muito significativa nos últimos dois anos.

Ensino Superior e futuro: um desafio para as bibliotecas

As III jornadas do GABUP terão lugar nos próximos dias 20 e 21 de Junho, no Auditório da Reitoria da Universidade do Porto. O tema para este ano é “Bibliotecas do Ensino Superior: agarrar o futuro.”
Consultar:

quinta-feira, junho 09, 2005

A Sociedade em Rede em Portugal



A Sociedade em Rede em Portugal de Gustavo Cardoso, António Firmino Da Costa, Maria do Carmo Gomes, Cristina Palma Conceição.

O nosso mundo e as nossa vidas estão a experimentar uma mudança profunda no âmbito da tecnologia, da economia, da cultura, da comunicação, da política e da relação entre as pessoas. A sociedade em rede, resultado dessa mudança, deixou de ser um futuro mais ou menos distante. Como sugere Manuel Castells, a sociedade em rede é já a sociedade em que estamos a entrar, desde há algum tempo, depois de mais de um século de sociedade industrial.


Pode comprar aqui

O papel das TIC nos objectivos europeus renovados por Lisboa

Le rôle des TIC dans les objectifs européens renouvelés de Lisbonne / Viviane Reding*

*Membre de la Commission européenne responsable de la Société de l’information et des médias


Preservação de publicações electrónicas na Internet

Preservação de publicações electrónicas na Internet, os arquivos imperfeitos é um trabalho desenvolvido por Pedro Faria Lopes, Gustavo Cardoso e Maria Vasconcelos Moreira onde se aborda a tentativa de caracterização das soluções para a conservação da informação existente na Internet, implementadas a nível nacional e internacional, e a análise das especificidades do caso português, tenta, também, constituir uma melhor resposta para a preservação do património nado-digital em Portugal.

quarta-feira, junho 08, 2005

Congresso Internacional de Informação On-line 2005.

Online Information is a 3 day international exhibition and conference focussed on online content and information management solutions. Online information is a must-attend event for anyone who uses, manages or sources information.

Online Information 2005

A não perder.

segunda-feira, junho 06, 2005

Visita da semana: ECPA (European Commission on Preservation and Access)

Visite:

Projecto iniciado em 1994.

Objectivos:
- Promover actividades ligadas à salvaguarda das colecções em arquivos e bibliotecas europeias e ao acesso das mesmas colecções, quer em suporte tradicional quer em suporte digital.
Características:
A ECPA é uma fundação independente cujos membros procuram, antes de mais, promover um movimento europeu concertado entre bibliotecas, arquivos e outras instituições patrimoniais para divulgar a informação sobre questões de preservação e acesso e ajudar na coordenação de actividades regionais e nacionais, nesse âmbito.
Nota:
A missão da ECPA é desenvolver a consciencialização do público, sobretudo o académico, para as necessidades de preservação e para as estratégias de acessibilidade que bibliotecas e arquivos devem de prosseguir, constituindo-se como plataforma para a discussão e a cooperação entre organizações patrimoniais, promovendo, desse modo, a troca de conhecimentos e de experiências.

quinta-feira, junho 02, 2005

Calendário de exames

O Calendário de exames do 2º.semestre (2004/2005) de LCI pode ser consultado aqui.