sexta-feira, dezembro 16, 2005

Newsletter "A Informação"



A newsletter do blog "A Informação" está quase a chegar. A festejar os 6 meses de existência o blog “A Informação” está a elaborar uma newsletter, onde serão abordadas diversas temáticas relacionadas com a informação.

Veja em a-informacao.blogspot.com

Wikipedia comes close to Britannica

No artigo da revista Nature - Internet encyclopaedias go head to head, Jim Giles dá conta de um estudo que confronta a Wikipedia com a Britânica.

The exercise revealed numerous errors in both encyclopaedias, but among 42 entries tested, the difference in accuracy was not particularly great: the average science entry in Wikipedia contained around four inaccuracies; Britannica, about three.


Considering how Wikipedia articles are written, that result might seem surprising. A solar physicist could, for example, work on the entry on the Sun, but would have the same status as a contributor without an academic background. Disputes about content are usually resolved by discussion among users.

Revisão do Sistema de Carreiras e Remunerações

Conselho Directivo Nacional da BAD tomou a iniciativa de solicitar uma reunião com o Presidente da Comissão de Revisão do Sistema de Carreiras e Remunerações. Nessa reunião chamou a atenção para o seguinte:


As carreiras específicas de técnico superior de biblioteca e documentação, de técnico profissional de biblioteca e documentação, de técnico superior de arquivo e de técnico profissional de arquivo foram definidas pelo Decreto-Lei n.º 247/91, de 10 de Julho, como tendo um conteúdo funcional específico, sendo portanto exigida uma qualificação profissional acrescida para o respectivo exercício.
Procurou-se, sobretudo, sensibilizar a Comissão para o facto de a especificidade destas carreiras ser um factor de qualidade na prestação de serviços públicos ao cidadão, constituindo a extinção das mesmas um enorme retrocesso nos processos de modernização administrativa e de qualificação dos recursos humanos da Administração Pública.
Por último, salientou-se que a especificidade das nossas carreiras não se reflecte em qualquer tipo de benefício retributivo, uma vez que lhes são aplicadas as escalas salariais do regime geral da função pública, pelo que a manutenção das carreiras de bibliotecas e documentação e de arquivo como carreiras especiais não se traduzirá em despesas acrescidas para o Estado.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Repositório Acadêmico de Biblioteconomia e Ciência da Informação - RABCI

"Após um periodo de problemas técnicos, o Repositório Acadêmico de Biblioteconomia e Ciência da Informação - RABCI voltou com força total.

A motivação para a criação do Repositório surgiu durante o ENEBD de Recife (2004), em que constatamos que a qualidade dos trabalhos acadêmicos produzidos nas Universidades é muito alta, mas infelizmente eles não estão disponíveis aos estudantes. Então, o RABCI foi criado com o objetivo de possibilitar que os estudantes divulguem e compartilhem a sua produção com outros estudantes da área.

Como estamos no final do semestre e do ano, época em que os alunos estão entregando os seus trabalhos (tanto de disciplina, como de conclusão de curso), gostaria de deixar um pedido para que os estudantes que tiveram um grande trabalho intelectual para criá-los, possam compartilhar os resultados desse trabalho e para os que os professores incentivem seus alunos a compartilhar a produção deles. Quem tiver interesse, é só se cadastrar como autor e submeter o seu trabalho, uma vez que o repositório funciona em sistema de auto-arquivamento.


O sistema utilizado é o SEER, que foi adaptado do OJS pelo IBICT."


Fonte: Blog - Bibliotecários Sem Fronteiras